PRESS RELEASE

CANOA_coral 01.png

Mães e imigrantes, brasileiras lançam livraria online para manter viva a cultura brasileira no Canadá
 

A livraria Canoa teve seu evento de lançamento no dia 11 de dezembro de 2021, com tarde de autógrafos com a autora Ana Elisa Granziera

 

A Canoa Cultural chegou! Mas, você conhece a Canoa?

 

A Canoa é uma livraria online criada por duas por duas mães brasileiras que moram no Canadá, a Andrea Villela e a Giuliana Biagini, que tem como missão trazer um pouco da cultura brasileira para o Canadá. A livraria teve o seu lançamento na sede do Jornal de Toronto, em Toronto. 

fundadoras-Canoa_Andrea-e-Giuliana.png

Andrea Villela e Giuliana Biagini, idealizadoras e fundadoras da Canoa - Foto: Renata Menezes

A livraria foi idealizada durante a pandemia, mas, na verdade, ela nasceu da saudade. Saudade do Brasil, da cultura brasileira e da língua portuguesa. Da saudade cresceu a ideia de trazer a cultura e a língua portuguesa para mais perto. E a melhor forma de começar a fazer isso? Por meio dos livros. 

 

"Os livros são a porta de entrada para a cultura. Os livros nos contam as histórias sobre as nossas lendas, ou sobre personagens infantis que marcaram nossa infância, ou mesmo sobre personagens reais de momentos específicos da história do nosso país. Tão rico ter tudo em forma de livros", comenta Giuliana Biaggini, co-fundadora da Canoa.

 

“As minhas filhas adoram quando leio sobre lendas do folclore brasileiro para elas. Isso aguça a curiosidade e elas perguntam sobre a vitória régia, o guaraná, e, consequentemente, querem saber mais sobre a cultura brasileira, reforçando a ligação e a identidade com o Brasil”, conta Andrea Villela, co-fundadora da Canoa.

catalogo-Canoa_classicos-literatura-infanto-juvenil.png

Títulos consagrados da literatura infantil brasileira fazem parte do catálogo da Canoa - Foto: Andrea Villela

Para a Andrea e a Giuliana, os livros também nos levam para um lugar de conforto, principalmente quando lido na nossa língua materna. Por isso, a grande aposta da livraria não é apenas a de trazer para o Canadá livros de autores brasileiros, mas também, de trazer livros na língua portuguesa. "A intenção de manter o português vivo em casa é o objetivo de muitas famílias de imigrantes, afinal é a forma com que as crianças vão se comunicar com a família no Brasil, e também é uma forma de manter viva a nossa cultura", explica Giuliana. 

 

A Canoa traz em seu catálogo de lançamento livros para todas as idades que vão do clássicos infanto-juvenil, como "O Menino Maluquinho", de Ziraldo, "Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias", da Ruth Rocha, até alguns livros da Coleção Vagalume, aos clássicos da literatura brasileira, como "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado. 

catalogo-Canoa_classicos-literatura-brasileira.png

Clássicos como "Dom Casmurro" e "A Hora da Estrela" integram o acervo da Canoa Cultural. Foto: Andrea Villela

Mas a livraria também traz muitas novidades de autores brasileiros contemporâneos, como Ailton Krenak, com o livro "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", e Carla Madeira, autora de “Tudo é Rio”, e produções de escritores brasileiros morando no Canadá, como "Bruta Figura", da autora Ana Elisa Granziera, que esteve na tarde de lançamento da Canoa, autografando o seu livro de estreia. 

O evento ocorreu no dia 11 de dezembro de 2021, na sede do Jornal de Toronto. Além da tarde de autógrafos, o público presente teve a oportunidade de apreciar o catálogo da Canoa e aproveitar para fazer boas compras de fim de ano. 

brutta-figura-canoa-cultural_edited.jpg

Ana Elisa Granziera, autora do romance autobiográfico Brutta Figura esteve presente no evento de lançamento da Canoa.